Siga-nos nas redes Sociais

Curiosidades

O Funko Pop Mais Caro do Mundo

Publicado

em

Funko Pop Caros

As figuras de vinil Funko Pop são atualmente um sucesso à escala planetária e uma das maiores febres entre colecionadores do mundo inteiro. Fundada em 1998 por Mike Becker, a empresa norte-americana nasceu como um pequeno projeto que visava trazer de volta brinquedos nostálgicos low-tech. Em 2005, Becker vendeu a Funko ao seu atual presidente, Brian Mariotti e, em 2010, surgiram os primeiros Funko Pop. Numa fase inicial eram figuras limitadas às principais personagens da DC Comics (Batman, Superman, Wonder Woman). E não, nenhum desses exemplares é referido como sendo o Funko Pop mais caro do mundo.

Funko Personagens DC
As personagens da DC Comics fazem sucesso entre os colecionadores Funko Pop.

Sob a liderança de Mariotti, a Funko assinou acordos de licenciamento com as principais marcas do universo da denominada cultura pop. A empresa detém atualmente acordos com mais de 150 marcas, incluindo Disney, Marvel, Star Wars, Pokémon, DC Comics, WWE, NBA, Warner Bros., Game of Thrones, Dragon Ball Z, Stranger Things, Fortnite e Harry Potter. Em 2017, ainda sem a notoriedade que granja nos dias de hoje, o CEO revelou que o objetivo da companhia passava por alcançar uma faturação anual superior a mil milhões de dólares num prazo máximo de cinco anos. O objetivo foi superado no ano fiscal de 2021, momento em que a Funko reportou um volume de negócios de aproximadamente 1,029 mil milhões de dólares.

Documentário oficial sobre a origem e o sucesso da Funko.

Quando o assunto é colecionismo, é certo que vão surgir itens mais raros (e caros) que outros. Qual será então o Funko Pop mais caro do mundo? De acordo com várias fontes e sites da especialidade, a figura mais cara de sempre é a que representa Alex DeLarge, protagonista de Laranja Mecânica, filme de culto dirigido por Stanley Kubrick, lançado em 1971. Mas por que razão o Pop mais caro do mundo é referente a um filme com mais de 50 anos? Segundo consta, a versão em causa, que brilha no escuro, começou a ser produzida ainda antes da assinatura do acordo entre a Funko e os detentores da licença. As negociações não chegaram a bom porto e as 12 unidades entretanto produzidas não podiam ser comercializadas. Sem as poder vender, o líder da Funko autografou pelo menos seis exemplares e presenteou alguns dos mais fiéis colecionadores da marca com esta oferta.

Funko Pop Lucros
Em 2021, a Funko reportou um volume de negócios de aproximadamente mil milhões de dólares.

Valores astronómicos

Em 2017, uma destas figuras foi vendida no eBay por um valor de aproximadamente 13.300 dólares. No passado mês de abril, o eBay listou uma venda (não confirmada) da mesma figura por um valor de 32.439 dólares. Neste momento existem pelo menos duas figuras com uma avaliação de mercado superior: o Stan Lee Signed Pops (Metallic) está avaliado em 75.000 dólares e o Jaime Lannister Freddy Funko (Bloody) apresenta um valor de referência a rondar os 55.000 dólares. A versão inspirada na famosa personagem da série Game Of Thrones está limitada a 12 unidades. Já o pack especial que inclui duas versões metalizadas – Gold e Silver – representativas e assinadas pelo lendário Stan Lee tem uma amostra de apenas dez exemplares. E estas são apenas algumas das figuras mais valiosas de sempre.

Funko Pop Pokémon
As personagens do universo Pokémon também estão disponíveis em formato Funko Pop.

Sim, é verdade que na Papelinho® não irá encontrar nenhum destes exemplares de extrema raridade, no entanto pode contar com inúmeras opções para elevar a sua coleção a um novo patamar ou, quem sabe, servir de entrada neste fabuloso universo. Pode explorar a nossa coleção Funko Pop > AQUI.