Siga-nos nas redes Sociais

Curiosidades

Como resolver o Cubo Mágico

Publicado

em

Como resolver o Cubo Mágico

O famoso Cubo Mágico é um quebra-cabeças tridimensional, inventado em 1974 por Ernõ Rubik, um professor de arquitetura natural de Budapeste, Hungria. Um dia, enquanto observava o fluxo do Rio Danúbio, Ernõ teve a ideia de criar um mecanismo que permitisse manipular um cubo de seis faces de cores distintas, divididas por nove quadrados. Como professor, Ernõ procurava sempre formas inovadoras para transmitir conhecimento aos seus alunos e o primeiro protótipo do Cubo Mágico servia esse propósito. Feito em madeira, o cubo original era, na prática, um recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos sobre espaços tridimensionais. Mal sabia ele que o seu cubo se tornaria no quebra-cabeças mais famoso de todos os tempos.

Cubo Mágico 3X3
O famoso Cubo Mágico foi inventado em 1974 por Ernõ Rubik.

Numa fase inicial o cubo foi comercializado apenas na Hungria. Depois de alguns avanços e recuos, o seu potencial foi descoberto por Tom Kremer, um empresário romeno que, em 1979, viu pela primeira vez aquele mecanismo inovador na feira de brinquedos de Nuremberga. Com a permissão de Ernõ Rubik, Kremer agarrou no cubo e conseguiu assinar um acordo de licenciamento para a sua distribuição mundial através da Ideal Toys. O Cubo Mágico foi renomeado para Cubo de Rubik em 1980 e o sucesso não se fez esperar.

Cubo Mágico: da Hungria para o mundo

Na década de 1980, o Cubo de Rubik era já um fenómeno mundial, vendendo milhões de unidades todos os anos, consolidando o seu legado na cultura pop. Hoje, o Cubo de Rubik assume-se como um dos brinquedos mais populares de todos os tempos.

Tom Kremer e Ernõ Rubik
Tom Kremer (à esquerda) e Ernõ Rubik (à direita), a dupla fez do Cubo Mágico um êxito mundial.

Para resolver o Cubo de Rubik é fundamental ter paciência e muita força de vontade. Sim, não é fácil, mas com perseverança qualquer um pode resolver este fabuloso quebra-cabeças. Na internet encontram-se vários vídeos e guias passo a passo como resolver o Cubo Mágico, incluindo um tutorial oficial da própria marca que pode descarregar AQUI.

Cubo Mágico Passo a Passo
No site oficial da Rubik’s encontra um guia passo a passo para resolver o famoso quebra-cabeças.

A nossa recomendação passa por complementar esse guia com os vídeos oficiais que encontra no canal YouTube da Rubik’s. Além do 3x3x3 clássico, também estão disponíveis soluções para os outros cubos e quebra-cabeças da marca.

O recorde do mundo e os Magos do Cubo

Saber como resolver o Cubo Mágico é por si só um desafio exigente, mas conseguir fazê-lo em menos de 4 segundos é digno de aparecer no Guinness World Records. Atualmente, o recorde mundial está na posse do jovem chinês Yusheng Du que, em 2018, foi capaz de completar um cubo 3x3x3 nuns incríveis 3,47 segundos. Du conseguiu assim melhorar em 75 centésimos o recorde anterior de 4,22 segundos que tinha sido alcançado pelo australiano Felix Zemdegs, também em 2018. Embora a tentativa não tenha sido gravada em vídeo, a organização do evento disponibilizou posteriormente uma gravação de segurança com esse momento espetacular. A façanha foi mais tarde analisada por uma equipa de especialistas e a sua legitimidade confirmada oficialmente. Na Netflix encontram The Speed Cubers, um documentário extraordinário sobre “speedcubers”, ou seja, aqueles que se dedicam de corpo e alma e isto de bater recordes de velocidade na resolução do Cubo Mágico.

O momento em que o chinês Yusheng Du bate o recorde mundial na resolução de um cubo 3x3x3

Aqui na Papelinho® também somos fãs dos produtos da Rubik’s, em particular do famoso Cubo Mágico. Como não poderia de ser, na nossa loja online irá encontrar vários modelos à sua disposição > AQUI.