Siga-nos nas redes Sociais

Curiosidades

Bluey: a série infantil que conquistou o mundo

Publicado

em

Série Bluey

Quem tem filhos em idade pré-escolar certamente que já ouviu falar da Bluey. Esta série de animação destinada a crianças em idade pré-escolar é um verdadeiro fenómeno global e, Portugal, não foge à regra. Bem-vindos ao mundo maravilhoso da Bluey: a série infantil que conquistou o mundo.

Brincadeiras Bluey


Bluey é uma série de animação australiana que fez a sua estreia no canal ABC Kids (Austrália) a 1 de outubro de 2018. Criada por Joe Brumm e produzida pela empresa Ludo Studio, a série foi encomendada pela ABC e pela BBC, ficando esta última com os direitos de distribuição global e merchandising. Após o sucesso na terra dos cangurus, em junho de 2019, a BBC Studios fechou um acordo de transmissão global com a Disney para a estreia de Bluey em várias regiões. A série é transmitida atualmente em mais de 60 países.

Bluey e a paternalidade positiva

O sucesso estrondoso de Bluey pode ser atribuído a diversos fatores. Em primeiro lugar, a série destaca-se pela autenticidade e simplicidade das suas histórias. Inspiradas no quotidiano de uma família, as situações apresentadas são facilmente relacionáveis para crianças e pais. Bluey estimula a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas, ao mesmo tempo que explora temas universais como a amizade, a empatia e o respeito.

Bluey e a Família


Outro aspeto fundamental é o desenvolvimento das personagens. Bluey, a protagonista, é uma cachorrinha curiosa e aventureira, enquanto seu pai, Bandit, por exemplo, representa um modelo de paternidade positiva, sempre disposto a brincar e a transmitir importantes lições de vida durante o processo. Bingo, a sua irmã mais nova, é uma verdadeira fonte de energia que adora mergulhar em jogos do faz de conta! A Chilli é a mãe da Bluey e da Bingo! Ela é ótima a ensinar às filhas coisas sobre o mundo e como “navegar” nos seus desafios. Ela tem sempre um comentário astuto ou uma palavra sábia para transmitir, mas é igualmente tão divertida quanto o pai na hora da brincadeira.

Bluey Disney Junior


A estrutura dos episódios curtos e dinâmicos mantém as crianças envolvidas. Da mesma forma, os pais também se identificam com as diferentes situações familiares representadas. As mensagens educativas são transmitidas de forma engraçada e/ou subtil, tornando a série extremamente apelativa. A qualidade da animação é outra característica em destaque. Bluey utiliza cores vibrantes e uma banda sonora envolvente para criar um mundo visualmente chamativo.

Autenticidade e universalidade

Como referido, Bluey explora temas universais, como a importância da família, o processo de crescimento e a curiosidade inata das crianças sobre o mundo que as rodeia. Esses temas transcendem barreiras culturais, tornando a série relevante e atraente para crianças em qualquer parte do mundo.
Em suma, o título “Bluey: a série infantil que conquistou o mundo” não surge por acaso, muito embora seja muito mais do que uma simples série infantil; é uma fonte de entretenimento e aprendizagem, transmitindo mensagens valiosas de uma maneira envolvente e autêntica. A sua capacidade de cativar não apenas as crianças, mas também os adultos, demonstra o seu apelo duradouro e a sua transcendência do típico rótulo de série infantil. Em Portugal podem acompanhar a Bluey no canal Disney Junior ou no serviço de streaming Disney+.

Série Infantil Bluey


Aqui na Papelinho também somos fãs acérrimos da Bluey e, como não poderia deixar de ser, temos disponíveis inúmeros brinquedos Bluey. Temos peluches, veículos, figuras e sets para que os mais pequenos possam recriar os momentos mais icónicos da série. Podem conhecer o nosso catálogo AQUI.